Professor do CCJE/Ufes publica artigo inédito sobre manuscritos de Fernando Pessoa

O professor do curso de Arquivologia do CCJE, Taiguara Villela Aldabalde, publicou um artigo de 55 páginas na revista científica Anais do Museu Paulista sobre os manuscritos do escritor português Fernando Pessoa.

Trata-se do maior artigo sobre o tema, em número de páginas, publicado em uma revista Qualis A1, mais alta classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para periódicos científicos.

O artigo (clique aqui para ler na íntegra) descreve a pesquisa sobre os manuscritos arquivísticos de Fernando Pessoa, um dos mais conhecidos escritores portugueses do Modernismo, que ficou mundialmente conhecido por suas poesias e por criar heterônimos – autores fictícios com personalidade própria – como Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro.

Na publicação, o professor analisa o arquivamento desses materiais na Casa Fernando Pessoa, centro cultural para onde convergiram materiais de museus, arquivos e bibliotecas que foram do escritor ou referentes a ele, bem como a documentação administrativa do local de 2006 a 2017. Foram analisadas 225 representações de manuscritos de Fernando Pessoa.

Preservação

O pesquisador questiona, em seu artigo, o entendimento do que significa espólio, já que a Casa mistura arquivos que pertenceram ao autor com outros que foram coletados de outras fontes. Aldabalde também destaca a falta de controle sobre a preservação da autenticidade dos documentos, a tematização do arquivo em detrimento da descrição arquivística, a desarticulação entre coleções particulares e arquivos públicos e a não conformidade com padrões metodológicos compatíveis com um fundo fechado de arquivo.

A pesquisa é resultado do pós-doutorado em Ciências da Informação na Fundação de Cultura Fernando Pessoa, vinculado à Universidade Fernando Pessoa ,que Aldabalde cursou na cidade do Porto, em Portugal, entre 2016 e 2017.

Na foto, representação da carta de Ofélia Queiroz para Álvaro de Campos, tratando sobre Fernando Pessoa.

Texto: Lidia Neves
Foto: Acervo pessoal/Taiguara Villela Aldabalde